segunda-feira, 25 de março de 2013

As igrejas da Freguesia de Barcarena

S. SEBASTIÃO TEM IGREJA EM BARCARENA E É O ÚNICO NA FREGUESIA DE BARCARENA QUE NÃO É FESTEJADO NO SEU DIA
       Decorreu a 20 de Janeiro o dia consagrado a S. Sebastião, que terá nascido em França no ano de 256 (D.C).
 O famoso santo, é o patrono de uma igreja existente em Barcarena e segundo relatos de pessoas idosas foi festejado no princípio do século passado, havendo sempre uma festa no pequeno largo fronteiriço à capela circular, ainda existente nos nossos dias e as pessoas organizavam uma quermesse, assim como uma procissão que percorria as ruas até chegar à igreja Matriz dedicada a S. Pedro, só que devido à incerteza do tempo em Janeiro, a festa passou a organizar-se no Verão.
   Já por vezes temos indicado para que este dia seja festejado, uma vez que se trata de mais uma igreja com um santo que afinal teve uma história triste, mas importante, cheia de atribulações, a exemplo do que se passa com todos os outros existentes na freguesia de Barcarena.
   Este ano já não será possível, mas no próximo ano se a comunidade se organizar atempadamente, S. Sebastião poderá merecer também o carinho e a dedicação dos barcarenenses
  A igreja ficou abandonada, por falta de interesse das pessoas e acabaria por se tornar habitação de uma família barcarenense, precisamente os pais de João Rodrigues, que tinham sido vítimas dos estragos de uma cheia nos anos cinquenta e foi ali que passaram a viver como recurso, só que ali estiveram até que a mesma foi para obras, restaurada pela Câmara Municipal de Oeiras a 20 de Janeiro de 2000, pelo alto interesse de Isaltino Morais que era presidente da autarquia, e então passou a dedicar-se ao culto, contudo, hoje funciona como casa mortuária, mas em excelente estado de conservação.
    Era triste passar por Barcarena e ver aquele templo em tão adiantado estado de degradação, pese embora se soubesse que no seu interior vivia uma família.
   No entanto quando essa família se retirou de dentro da igreja, a sua degradação avançou mais e esteve mesmo em perigo a sua estrutura, no entanto o interior manteve-se sempre em bom estado, permitindo posteriormente as respectivas obras que vieram dar muita alegria aos barcarenenses muito especialmente a comunidade religiosa.
 Anteriormente foi pensado depositar em exposição naquela igreja o espólio do escultor Álvaro de Bré, deixado a seus filhos e que se encontra na sua propriedade em Barcarena, fechado, injustamente inibindo o público de ter acesso a tão importantes obras que dignificam a nossa cultura, por determinação de um dos seus filhos.
     Essa proibição, terá causado uma certa polémica e a ideia que fora apresentada pelo executivo da autarquia, foi posta de lado, o que foi pena, já que o artista teve a sua fama enquanto vivo, mas o projecto acabaria por cair no esquecimento, pese embora o escultor já falecido, tenha ainda hoje muitas obras suas espalhadas pelo mundo, nomeadamente na Califórnia, assim como no nosso país, com destaque para as cidades de Beja, Caldas da Rainha entre outras.
   A igreja de S. Sebastião em Barcarena, estilo árabe terá sido edificada por uma família fidalga, bastante rica que ali morava no século XV, e devota ao santo.
 No século XVIII aquando do Terramoto de 1755, a igreja resistiu, e acabaria por passar a ser o local de culto em Barcarena, devido a Igreja Matriz apresentar-se bastante danificada.
 No chão existe uma laje com a data de 1599 e escrito “Sa. Ana Prevê e seus herdeiros/nela está também enterrada Ilena Prevê sua irmã falecida na era de 1599”, contudo o edifício foi remodelado e acrescentado no século XVIII, mas essas inscrições nunca foram retiradas do interior do templo.
&&&

Sem comentários:

Enviar um comentário