quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Santa Bárbara Padroeira dos Polvoristas

PREFÁCIO SOBRE SANTA BÁRBARA, A FESTA E O RESTAURO DA IMAGEM
    Barcarena, foi sempre uma terra dedicada a Santa Bárbara por ela ser a grande padroeira dos polvoristas que trabalhavam na Fábrica da Pólvora.
     A imagem esteve sempre presente naquela unidade fabril, contudo só passou a ser festejado o seu dia, 4 de Dezembro quando entrou para a Fábrica uma gerência belga, porque de resto nunca ninguém dera grande importância àquele bloco de gesso que ali se encontrava perto do armazém geral da Fábrica, sem nunca ter sido venerado, ou mesmo preservado, pelo menos nos anos antecedentes à entrada da nova direcção.
    O seu director, Armand Simon Jonet, belga muito religioso, impôs que esse dia, fosse sempre festejado e a santa venerada dando uma missa campal, promovendo um almoço e a possibilidade de um dia festivo passado de forma agradável aos empregados, nas instalações da mesma.
    Historiando essa época, recordamos, não só com a grande festa que se fazia, seus acontecimentos, como também as razões que levaram a que a imagem, encontrada abandonada nas instalações após a mesmas terem deixado de funcionar, tivesse sido recuperada, só que surgiu a ideia de que terá havido duas imagens, antes da nova gerência ter iniciado os seus trabalhos (1951), só que apenas apareceu uma única, que acabaria por ser restaurada uns anos depois, encontrando-se agora, altaneira no Museu da Pólvora Negra existente nas instalações do renovado espaço de lazer e cultura, em que a lendária fábrica de pólvora de Barcarena, se transformou.
    São esses dois trabalhos que apresentamos, “A Festa de Santa Bárbara no dia 4 de Dezembro” e o “Restauro da Imagem de Santa Bárbara”.

Sem comentários:

Enviar um comentário