terça-feira, 17 de maio de 2011

Recordações do Passado

A ENFERMARIA DA FÁBRICA DA PÓLVORA
 VALEU A TODA A GENTE DA FREGUESIA
      Foi uma valência que o povo da freguesia tinha e toda a gente se sentia bem, porque tinha acesso a assistência médica, e o pessoal então ainda muito mais pois possuía o hospital militar que estava bem apetrechado, e inclusivamente a própria enfermaria da unidade fabril possuía um serviço de assistência médica considerado dos melhores do pais em fábricas deste tipo.
     A Fabrica da Pólvora de Barcarena teve desde sempre um excelente serviço médico social para os seus funcionários.
     Este excelente serviço já vinha do tempo em que pertencia ao Estado, na primeira metade do século XX, pois a sua administração criou um Posto de Enfermagem que, na altura, foi considerado do melhor que existia em fábricas nacionais, e ainda o número de funcionários não era elevado, pois nesse tempo nunca chegara a atingir as duas centenas de empregados.
 Contudo, a Fábrica dava-se já ao luxo de possuir dois médicos que davam consultas em todos os dias da semana, precisamente o Dr. Líbério e o seu homólogo, Dr. Malheiros, que não só observavam os empregados doentes, como suas famílias, sendo uma mais valia para a população da freguesia já que, quase todas elas tinham pessoas a trabalhar na Fábrica.
     O D. Malheiros e o Dr. Libério tinham funções no Hospital de S. José e quando detectavam casos mais graves nos funcionários ou suas famílias, indicavam-lhes o seu serviço e ali então eram vistos com mais atenção, pese embora os funcionários da Fábrica da Pólvora fossem imediatamente transferidos para o Hospital Militar Principal sedeado na bairro da Estrela em Lisboa.
   Por norma, eram os familiares que eram vistos com mais atenção no Hospital de S. José e foram vários os que ali foram assistidos cirurgicamente, como o autor deste trabalho que acabou por ser operado de urgência às amígdalas nos serviços de pediatria do Hospital, sem pagar qualquer importância, enquanto outros doentes teriam de esperar tempos intermináveis para tais cirurgias se efectuarem.
    Os serviços médico ou sociais da Fábrica possuíam ainda um enfermeiro em regime permanente durante as oito horas de serviço, e o António Trindade, não tinha mãos a medir, pois não só dava assistência aos funcionários, como a suas famílias e ainda a todos os sinistrados das redondezas, pois eram imediatamente conduzidos à Fábrica da Pólvora, quando os casos não eram demasiado graves.
    Era um serviço muito útil que se dava à população e a administração não colocava qualquer entrave para que a assistência fosse imediatamente prestada, ou pelo menos os primeiros socorros e ninguém pagava absolutamente nada.
   O Posto de Enfermagem já tinha nesse remota época, ao lado uma enfermaria com duas camas, onde eram internados os funcionários doentes, embora por pouco tempo, por se saber que em muitas  das suas casas, não existiam boas condições e então permaneciam ali, um dois ou três dias até estarem bons, e sempre em casos pouco graves, porque se as doenças fossem de maior gravidade, eram imediatamente transferidos para o Hospital da Estrela em Lisboa.
   Quando algum funcionário se obrigava a ficar internado na enfermaria de Barcarena, o enfermeiro não abandonava o seu serviço e nada faltava ao paciente, só que a partir de 1951, esse serviço era raro efectuar-se, porque nessa altura já a mobilização de motoristas para conduzirem a única ambulância dos Bombeiros de Barcarena, era mais fácil, mas houve épocas em que o grande problema era conseguir-se gente que soubesse manobrar as viaturas de socorro e então teria de sair alguém da Fábrica, muita das vezes a pé, quase dois quilómetros, para ir buscar a ambulância ao quartel e conduzir então o doente ao hospital.
    Entretanto, os médicos permanentes também se reformaram e para os substituir apareceu o Dr. Sousa Pereira que tinha consultório particular na Amadora e já nesse tempo, aconselhava os doentes a serem mais bem avaliados nele, só que se obrigavam a pagar as consultas particulares.
     Mais tarde juntou-se a este o Dr. Sousa Uva que, com o colega, repartia durante a semana com consultas para os funcionários e era deles que saía sempre a ordem de baixa, que nesse tempo era denominada por “Parte de Doente” e os empregados, ou eram conduzidos ao hospital, ou então, quando os casos não eram graves, estavam proibidos de sair de casa, porque era vulgar os clínicos fazerem as suas visitas domiciliárias e se os funcionários não se encontrassem lá eram castigados.
    Este magnífico serviço manteve-se durante muitos anos, mas depois, com o aparecimento da Caixa de Previdência, os pacientes eram apenas socorridos na enfermaria quando se aleijavam ao serviço e depois eram conduzidos para os Postos da Caixa de Previdência, primeiro na Amadora, depois em Queluz e só em Barcarena, muitos anos mais tarde.
   Os serviços médico sociais da Fábrica da Pólvora foram sempre muito elogiados porque tiveram ao longo dos anos, desde quase do princípio do século vinte, uma grande eficácia e isto graças aos cuidados das administrações que passaram pela Fábrica, já que nunca descuraram este serviço, não obstante todo o pessoal ganhar sempre muito pouco, em relação a outras firmas particulares.
    Contudo estas vantagens sociais, davam a preferência aos trabalhadores, pois os colocados na Fábrica da Pólvora, não só recebiam todos os dias da semana, chovesse ou que fizesse muito calor, como tinham assistência médica gratuita e garantida, abrangidos pela Caixa de Previdência e ainda um período de férias anual, enquanto que quem trabalhava no campo, se chovesse ninguém ganhava e se houvesse acidente ou estivessem doentes, teriam de recorrer ao hospital de S. José em Lisboa, o que, naquela época com a falta de recursos, nem sempre era eficaz, por falta de serviços de assistência ambulatória.
      A enfermaria da Fábrica da Pólvora era sempre o local, em caso de explosões, onde recolhiam os corpos dos sinistrados, pois só ali eram reconhecidos e depois de se avisar as respectivas famílias, eram então conduzidos a uma sala denominada Museu, de onde saíam os respectivos funerais.
  Hoje quando recordamos estes factos toda a gente se admira como, no seio de tantas carências que existiam nessa época, este serviço de assistência médica na Fábrica da Pólvora era esmerado, não só para o seu pessoal, como afinal para toda a gente que vivia na freguesia de Barcarena.  
&&&


Sem comentários:

Enviar um comentário