domingo, 25 de dezembro de 2011

Inaugurado em 7 de Julho de 1940

PAINEL DE AZULEJOS DA FÁBRICA DA PÓLVORA

  O Painel de azulejos que simboliza a passagem do quarto centenário da Fábrica da Pólvora de Barcarena, (1540-1940), é um dos locais bonitos da Fábrica da Pólvora mesmo junto à entrada do portão sul, que dava acesso ao fabrico de pólvoras.
    Foi inaugurado no dia 7 de Julho desse mesmo ano, aquando se organizou a grande festa em que participaram as administrações e funcionários da Fábrica de Barcarena e de Chelas, numa confraternização que teve lugar na Quinta de Nossa Senhora da Conceição em Barcarena, com jogos, almoço e muitas actividades sendo a principal a sessão solene que decorreu nas instalações da Fábrica de Barcarena.
  Essa festa ficou marcada ainda por um acidente, durante um exercício, pois o funcionário de Barcarena, Joaquim Rodrigues da Silva ao lançar uma granada, a mesma explodiu-lhe numa das mãos e teve de ser amputada.
   O autor desse painel foi o pintor Jorge Colaço, considerado na época como um mau pintor, mas a verdade é que aquele trabalho, demonstra-nos com bastante clareza duas épocas importantes da Fábrica da Pólvora, aquando a epopeia marítima desenvolvida pelo cardeal D. Henrique e mais tarde a II Guerra Mundial, onde foram utilizadas as pólvoras de Barcarena      
&&&


Sem comentários:

Enviar um comentário